Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Um pouco de mim

Quinta-feira, 17.01.08

O motivo da minha ausência nestes últimos dias...

 

 

 

 

Fiz o ensino básico na Escola Primária Nº 1 da Bela Vista, junto com os meus irmãos, sem qualquer dificuldade.

 

Lembro que na 4ª classe tive um professor novo, o Prof. Brás. Um professor cheio de ideias novas, algumas das quais conseguiu colocar em prática na minha classe. Sendo uma delas o desporto escolar, mais concretamente a natação. Conseguir que os alunos da 4ª classe praticassem natação nas piscinas do Fluvial, no Porto, com tão parcos recursos, creio ter sido uma difícil tarefa.

 

Ainda hoje, por incrível que pareça não sei nadar muito bem, facto que lamento imenso, mas quando faço referência que aprendi natação (mal) na 4ª classe, ninguém acredita. Naquele tempo não era prática comum as actividades desportivas escolares, provavelmente por falta de meios… Pois hoje e ainda bem todas as grandes freguesias de Gondomar têm piscinas municipais.

 

Fiz o ensino Preparatório na Escola Preparatória do Passal, em S. Pedro da Cova, na qual estavam também a estudar os meus irmãos.

 

Foram tempos difíceis para a minha família, dado que e apesar do meu pai ter uma situação de emprego segura, os ordenados na época não eram, como não o são, muito elevados. Tendo os três filhos a estudar, sem direito a subsídios escolares.

 

Lembro que dadas as dificuldades, a minha mãe dava-nos dinheiro só para a viagem de regresso da escola, que era mais fatigante…

 

 

Como vivíamos no Alto da Serra, de S. Pedro da Cova até ao topo era uma caminhada difícil, mas quando se volta da escola, juntos a tagarelar, meninos e meninas a brincar, até era divertido!

Numa dessas excursões de regresso a casa, entrei numa mercearia para comprar lambarices com o dinheiro da viagem de regresso. Na espera de ser atendida vou observando com curiosidade normal de criança, os artigos expostos. Quando com espanto reconheço um daqueles produtos publicitados na televisão: “TODDY”, chocolate em pó. Não hesitei e com o meu dinheiro comprei uma carteirinha de Toddy, para misturar no meu leite.

 

      Uau!!! Estava ansiosa por chegar a casa…

 

Assim que chegávamos da escola, por habito a minha mãe preparava-nos o lanche. E como naquele dia eu queria lanchar. Queria experimentar o meu Toddy. Mal tiro da sacola a mistura milagrosa, já havia outros pretendentes a beber leite com chocolate em pó. Pois o meu irmão queria, a minha irmã queria, e eu não queria que eles quisessem, e a minha mãe não queria que nós discutíssemos e ás duas por três, lá cai lambadas a todos. E é claro que eu venci, venci e continuei por algum tempo a comprar a 2$50, a minha carteirinha de Toddy.

 

 

 

 
Excerto do meu trabalho (portfolio) apresentado ontem na escola (processo rvcc) 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por teresworld às 12:16


4 comentários

De V.A.D. a 18.01.2008 às 02:11

Eram tempos diferentes, esses que tão bem ilustra através de um texto magnífico que me transportou até à minha infância. Voltei a percorrer a distância da escola até casa, revivi as brincadeiras e corridas que encurtavam o caminho e o faziam apetecível... :-)
Desejo-lhe uma excelente noite, cheia de novas oportunidades!

Um beijo... :-)

De cindamoledo a 19.01.2008 às 15:55

Gostei do seu texto maravilhoso, sou mais velha, lembro-me perfeitamente deste pó de chocolate e de outros mais antigos, como a farinha Amparo. Um beijinho cinda

De Emanuela a 24.01.2008 às 01:09

Naqueles tempos antigos, como não existia a fartura de guloseimas que se ve nos mercados, tudo era gostoso. Hoje há tanto, que as crianças já nem se interessam mais ... Um beijo!

De TiBéu ( Isa) a 01.02.2008 às 13:28

Hoje eu digo.... belos tempos. Sou feliz neste mundo, mas parece que antigamente era diferente, eu já tenho meio século e não consigo explicar aos meus filhos concretamente como era. Mas o teu texto está bem explicito. Bj e volta ao meu cantinho.

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031





comentários recentes

  • Anónimo

    Amigo Fernando FernandesDepois do pequeno comentar...

  • Anónimo

    Livraria Leitura traz-me á memoria o meu grande am...

  • Emanuela

    Simples e belo! As pessoas tem se esquecido de ser...

  • Emanuela

    Prazer em rever-te Teres. Linda postagem!

  • Margarida

    Adorei :-)***Um poema muito triste ....mas muito s...

  • allungare il pene

    Este texto bonito. escrever é uma terapia natural ...

  • allungamento

    Este texto bonito. escrever é uma terapia natural ...

  • jhennifer de oliveira dumas

    Eu adorei esse livro,já li ele inteirinho,é muito ...

  • natalia

    achei interessantissimo adorei este livro foi o me...

  • Lucília Galha

    Olá TeresaPeço desculpa pela insistência. Enviei-l...