Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



CAPITÃES DA AREIA

Quarta-feira, 01.08.07

 

 

 

 

 

"Contam no cais da Bahia que quando morre um homem valente vira estrela no céu. Assim foi com Zumbi, com Lucas da Feira, com Besouro, todos os negros valentes.Mas nunca se viu um caso de uma mulher, por mais valente que fosse, virar estrela depois de morta.

Algumas, como Rosa Palmeirão, como Maria Cabaçu, viraram santas nos candomblés de caboclo. Nunca nenhuma virou estrela.

 Pedro Bala se joga nágua. Não pode ficar no trapiche, entre os soluços e as lamentações. Quer acompanhar Dora, quer ir com ela, se reunir a ela nas Terras do Sem Fim de Yemanjá. Nada para diante sempre. Segue a rota do saveiro do Querido-de-Deus. Nada, nada sempre. Vê Dora em sua frente, Dora, sua esposa, os braços estendidos para ele. Nada até já não ter forças. Bóia então, os olhos voltados para as estrelas e a grande lua amarela do céu. Que importa morrer quando se vai em busca da amada, quando o amor nos espera?

Que importa tampouco que os astrônomos afirmem que foi um cometa que passou sobre a Bahia naquela noite? O que Pedro Bala viu foi Dora feita estrela, indo para o céu. Fora mais valente que todas mulheres, mais valente que Rosa Palmeirão, que Maria Cabaçu. Tão valente que antes de morrer, mesmo sendo uma menina, se dera ao seu amor. Por isso virou uma estrela no céu. Uma estrela de longa cabeleira loira, uma estrela como nunca tivera nenhuma na noite de paz da Bahia.

A felicidade ilumina o rosto de Pedro Bala. Para ele veio também a paz da noite. Porque agora sabe que ela brilhará para ele entre mil estrelas no céu sem igual da cidade negra.

O saveiro do Querido-de-Deus o recolhe."

Excerto do livro "Capitães da Areia" de Jorge Amado.

Li este livro muito novinha...Ficou na minha memória o sabor das lágrimas que não consegui conter... em pequenos trechos como este aqui editado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por teresworld às 16:46


3 comentários

De Emanuela a 02.08.2007 às 00:14

Olá Teres, eu não o li, apesar do muito que ouvi falar sobre ele. Mas Jorge Amado é mais um os autores brasileiros para quem se tira o chapéu... Aqui, ou nas estrelas. Há muitas coisas maravilhosas escritas por ele. Fantástico post. Um beijinho!

De natalia a 12.04.2010 às 18:25

achei interessantissimo adorei este livro foi o melhor

De jhennifer de oliveira dumas a 12.04.2010 às 18:29

Eu adorei esse livro,já li ele inteirinho,é muito manero,adorei.Recomendo a sociedade!!!!!bjosss

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2007

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031